As Head Tags no SEO

As Head Tags no SEO

10 Comentários »

Um dos elementos mais importantes na hora de aplicar as técnicas de SEO onpage é a organização e execução correta das Head Tags dentro do código HTML. As Head Tags são algumas das formas usadas pelas ferramentas de busca para identificar os assuntos tratados no site.

As principais Head Tags para SEO que serão tratadas neste post são a Title Tag, a Meta Descriptiona Meta Keywords e o Robots.

Aprenda mais sobre Head Tags e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

Title Tag

É considerada a tag mais importante e a que deve ser melhor trabalhada, pois é com ela que será definido o título da página. Todas as páginas de um site devem conter esta tag, sendo obrigatório serem diferentes entre cada página. Trabalhar as palavras-chave nos títulos é uma ótima maneira  de atrelar relevância à elas, porém é bom lembrar que o título não deve passar de 70 caracteres, pois é o máximo que é exibido nas páginas de resultados do Google!

É importante que o title de cada página deva ser único. O Google baixa a relevância do site caso existam titles duplicados entre as páginas.

As Head Tags no SEO
SERP no Google

O código usado para esta tag no HTML é <title>.

As Head Tags no SEO
Código Title

Meta Description

A descrição do site nas ferramentas de busca é definida por esta importante tag, que também ajuda bastante na otimização de um site. Aparece logo após o título e mostra sobre o que é aquela página, dando uma pequena – como o nome já sugere – descrição do assunto tratado ali para o usuário. Só vale a pena incluir no até 156 caracteres, pois é o máximo exibido no Google. Mesmo não sendo relevantes para o ranqueamento da página, vale lembrar que pode atrair o usuário a clicar no link.

Assim como acontece com o title, não é nada bom ter descriptions duplicadas. Cada página é “vendida” ao visitante de uma forma melhor se sua description for única, e não a mesma presente em outras páginas do site.

As Head Tags no SEO
Meta Descrption

O código usado para esta tag no HTML é <meta name=”description” content=”descrição”>.

Meta Keywords

Primeiramente, as keywords são as palavras-chave que o usuário utiliza em ferramentas de busca para encontrar um determinado site, sendo um dos elementos mais importantes na hora de aplicar o SEO. É a partir delas que o título da página e sua descrição são feitas, além de ser bom para a otimização da página que elas apareçam ao longo do texto.

No entando, as meta keywords não dão nenhuma relevância no ranqueamento de uma página. O próprio Google admite que nem mesmo verifica as keywords em uma página. para entenderem melhor, vejam o vídeo do Matt Cutts, engenheiro do Google:

[youtube jK7IPbnmvVU]

E o Robots, o que é?

É a tag responsável pela indexação ou não indexação de alguma página pelos robôs das ferramentas de busca. Tais robôs são parte de um programa que varre os sites da internet em busca de páginas, no caso do Google,  para sites que tenham um bom conteúdo. Porém é bom lembrar que nem todos os sites de buscas obedecem a esta meta tag.

O código padrão usado para esta tag no HTML é <meta name=”robots” content=”index,follow”>, podendo ter as seguintes variações:

  • <meta Name=”robots” content=”noindex,nofollow”>
  • <meta Name=”robots” content=”noindex,follow”>
  • <meta Name=”robots” content=”index,nofollow”>
  • <meta Name=”robots” content=”noindex”>
  • <meta Name=”robots” content=”index”>
  • <meta Name=”robots” content=”nofollow”>
  • <meta Name=”robots” content=”follow”>

Follow é usado para dar permissão aos robots para seguirem os links.

No Follow é usado para impedir os robots de seguirem os links.

Index é usado para pedir a indexação de uma página.

No Index é usado para impedir a indexação de uma página.

Mesmo sabendo da existência dessa tag, o uso delas no código não é essencial. A indexação de páginas ou links é feita automaticamente pelos buscadores, sem que o webmaster do site precise usar os códigos. O uso dessa tag é recomendada para usuários mais avançados, pois uma configuração equivocada pode retirar as páginas dos resultados do Google.

TAGS

10 comentários para “As Head Tags no SEO

  1. As metas keywords não são mais usadas, e além disso é uma ‘mão na roda’ para o concorrente ver a estratégia de palavras chaves que utiliza-se no site, o melhor então é nem inseri-las.

  2. Segundo minha opinião, utilizar as meta-keywords tem mais desvantagens do que vantagens. Acredito que só serve para facilitar o estudo que seus concorrentes farão de você tentando decifrar sua estratégia de marketing, pelo que recomendo não utilizá-lo.

  3. Olá Boa Noite, eu já conseguir colocar um site como Acessórios Automotivos na primeira pagina do google ele ainda ta na primeira mais em segundo lugar…. Realmente ele foi para la muito rápido. Tem algum sistema que eu analiso essas palavra pra saber ou local que eu fiz que levou elas a ter esses resultados ?

    Obrigado
    Daniel Cofres

  4. Olá, tudo bem. Esse site de você é nota dez. Eu não sei bem como mas consegui colocar o meu site de equipe de corridas de rua na primeira página do google, digitando a palavra chave equipe de corridas de rua em santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

SP São Paulo (11) 2640-7284 Rua Manuel da Nóbrega, 456 conj. 65 - Paraíso - São Paulo - SP
RJ Rio de Janeiro (21) 4126-1965 Tv. Domingos Candido Peixoto, 501 / casa 1 - Icaraí - Niterói - RJ