A Importância do PageRank

A Importância do PageRank

5 Comentários »

O chamado PageRank (PR) é o modo como o Google classifica a importância de um site em meio a todos os outros. Larry Page e  Sergey Brin, que viriam a ser os fundadores do Google, o desenvolveram na Universidade de Stanford em 1998. Segundo o Wikipedia, o nome PageRank vem justamente de um dos nomes dos seus criadores, Larry “Page”.

Como funciona?

O PageRank está ligado à relevância da página e o Google a traduz em uma escala de 0 a 10, divulgando-a em sua Barra de Ferramentas. Sabe-se, porém, que o real valor do PR sofre variações dentro de uma escala logarítmica. A quantidade de links que a página recebe é o fator que o Google usa para classificá-lo.

Como já dissemos, a relevância da página é um fator importante na hora de chegar a um número de PageRank, o que significa que não basta um monte de links para obter um número alto. A importância da própria página que contém os links também é levada em conta.

No link abaixo você verá uma breve explicação sobre o PageRank:

[youtube Nayx_4y4l5E]

Aprenda mais sobre a importância do PageRank e outros aspectos de SEO no nosso curso presencial.

E na prática, como fica?

Vamos imaginar que um estudante de Cinema acabou de fazer um filme. O fato de seus amigos dizerem que seu filme é bom não é muito relevante para que outras pessoas também achem o filme bom. Como ainda são estudantes ou não tem vínculos com a profissão, nenhum deles tem muita autoridade e poder de formação de opinião para falarem de Cinema.

O mais natural é que outras pessoas acabem não dando importância para o filme do estudante, justamente por só amigos falarem bem. Agora se os cineastas Fernando Meirelles e Walter Salles disserem que o filme do estudante é bom, a relevância do filme frente a outras pessoas fica muito maior, já que ambos são cineastas reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente.

Agora vamos transformar tudo isso em SEO, adotando o filme do estudante como a página e as opiniões sobre ele como os links que a página recebe. Ter um link de uma página relevante (um Fernando Meirelles ou um Walter Salles) apontando para o site (filme do estudante) vale muito mais a pena e aumentará consideravelmente mais o PageRank do que links de páginas não muito relevantes ou sem relevância nenhuma (amigos).

Outro quesito que também é levado em conta é a associação de conteúdo. Um site sobre um determinado assunto com PageRank 10 apontando para outro site de assunto completamente diferente será visto como algo irrelevante para o Google, que não aumentará o PR do site que recebeu o link.

Lembrando do exemplo do filme, se caso o jogador de futebol Romário dissesse que o filme do estudante é muito bom, isso não seria muito relevante entre as pessoas que gostam de Cinema.

Caso o Romário opinasse sobre algo relacionado a futebol, sua opinião teria uma relevância muito maior por ser um jogador de futebol famoso no país e importante para as pessoas que gostam de futebol, mas o mesmo não acontece no Cinema.

Links internos x Links externos

Antigamente, o PageRank de uma página era dividido entre todos os links que ela apresentava, com cada um dos links recebendo a mesma quantidade de PR. Se todos os links externos que este site aponta fossem removidos da página, sobrando somente links internos, o valor de PageRank atribuído aos links que restaram seria maior do que antes. Os links externos de outros sites apontando para o site em questão também influenciavam no PR dele e não entrava na divisão de PR citada acima.

As expressões “perda” ou “vazamento” de PageRank provêm do fato de, ao ter um link externo, a página também manda link juice para a página de destino. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o PageRank de uma página que tem links externos não diminui por causa deles.

Atualmente, após algumas mudanças do Google em relação aos links internos e externos, mesmo com o atributo nofollow presente no link, o PR da página será dividido entre a quantidade de links que estão nela. No caso, se uma página tem 4 links, sendo que um deles é nofollow, o PR continuará sendo dividido por 4 no momento de estabelecer a relevância. A mudança é que só a página linkada com nofollow é que não receberá o link juice.

Como descubro o meu PageRank?

O melhor jeito para descobrir o PageRank de um site é através da Barra de Ferramentas do Google, a Google Toolbar. Através dela é possível saber o valor de PR proveniente de cada página que é visitada. Além do Google Toolbar ainda tem a ferramenta SEOquake e o site PR checker.

5 comentários para “A Importância do PageRank

  1. Uma dúvida que tenho em relação à formação de Pagerank é se a presença de links para meu site em foruns de discussão (links que eu mesmo insiro nos tópicos) também possuem o mesmo “peso” que aqueles colocados via acesso restrito pelos administradores dos sites?

    1. Olá Robson, tudo bem?

      Então, tudo vai depender da página em que o link será inserido, e não da pessoa que insere o link.
      Por exemplo, se você coloca um link para o seu site na terceira ou quarta página de um tópico de discussão, este link terá importância menor do que o mesmo link na home page do fórum.
      Outro lugar que pode dar ao seu link uma importância maior é o rodapé ou uma coluna lateral que esteja presente em todas as páginas que o usuário entrar. Sendo assim, o usuário vai poder visualizar o seu link independente da página em que ele entre.
      Espero ter ajudado, e qualquer outra dúvida pode vir perguntar =]

  2. Eu tenho uma dúvida a muito tempo, não sei se este é o local ideal pra comentar, mais enfim!
    Eu sei que para você ter um bom posicionamento é necessário além de todas as tags e métricas do código estarem em perfeita adequação, Ter um grande numero de paginas que fazem o link para o seu site. Sendo assim, uma campanha de afiliados é eficaz pra aumentar o PageRank?

    1. Olá Amilton.

      Isso não teria o porquê de ocorrer.

      O que muitos sites fazem é aplicar a tag “nofollow” em comentários para que isso não influencie em SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SP São Paulo (11) 3042-2224
RJ Rio de Janeiro (21) 3942-5555 Travessa Domingos Cândido Peixoto, 501, Casa 1, Icaraí, Niterói-RJ