6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

7 Comentários »

Há muitas coisas que você deve achar que sabe de SEO, mas não sabe. Muita coisa muda com o tempo, veja alguns mitos sobre SEO antes de se tornar um fera no assunto:

1. Meta Tag ajuda no ranqueamento

Nem falso, nem verdadeiro. Existem duas meta tags mais famosas: a Meta Description e a Meta Keywords. Essa meta keywords não é mais relevante, e não chega nem a ser analisada. Mas não seja radical e ignore todas! A meta description continua sendo muito importante: as descrições constituem o texto que aparece abaixo do link nos resultados de busca e com uma boa descrição, mais usuários clicarão no seu link ao invés de clicarem no link do concorrente.

6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?
Figura 1: Meta Description nos resultados do Google

Então esqueça das Meta Keywords que não trazem relevância e invista num bom texto para a Meta Description.

 

2. Quanto mais links, melhor

Falso. Em todos os updates mais recentes do algorítimo do Google, o gigante da busca priorizou a qualidade no lugar da quantidade. Os dias de ter milhares de links de má qualidade melhorando o “ranqueamento” do seu site acabaram; pelo contrário, ter essa quantidade de links pode inclusive fazer seu site ser penalizado por spam.

6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

Foque em obter links de sites relevantes para seus produtos ou serviços e que tenham links dentro de textos com conteúdo de qualidade. Uma crítica positiva de um produto seu num blog é mais valiosa que o link do seu site jogado num rodapé de uma página qualquer, sem sentido algum. Por isso, apenas links coerentes com a sua proposta deixarão seu site bem ranqueado.

 

3. Sites precisam ser submetidos

Falso. Os websites não precisam ser submetidos para serem encontrados. Se existirem links em outros sites para ele, seu site será rapidamente descoberto pelo Google. Ser indexado é o primeiro passo para alcançar melhores posições no ranking do Google. Você pode optar pelo oposto, caso queira ficar invisível perante os crawlers.

6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?Figura 3: Configurações de Privacidade no WordPress 

4. O Google prefere keywords no domínio

Falso. No passado o Google parecia colocar uma ênfase desproporcional nas palavras-chaves contidas no nome do domínio (nome do site). Por exemplo: www.ateliedepintura.com.br certamente estaria bem no ranking numa busca por “ateliê de pintura”. Porém isso mudou. Se o www.ateliedepintura.com.br for, de fato, o site com mais qualidade de conteúdo do assunto, ele ficará no topo das buscas, independente do seu domínio.

Muitas pessoas acham que quanto maior for a densidade uma palavra-chave dentro de uma página, maior será o seu potencial para ranquear para uma palavra-chave. Um grande engano. Inclusive, o tiro pode sair pela culatra. Palavras-chave devem apenas ser usadas quando for necessário e de forma estratégica dentro do texto. Exagerar no uso delas pode fazer com o que o seu site seja penalizado por fazer um famoso black hat conhecido como Keyword Stuffing.

 

5. PageRank ainda é importante

Verdadeiro. O PageRank do Google “ranqueia” de 1 a 10 cada website; quanto maior o número, mais alto ele está no ranking. Há anos esse número chamava a atenção dos experts em SEO, mas há tempos o algoritmo do Google se desenvolveu além desse indicador. O PageRank ainda existe, mas fatores como qualidade do conteúdo e experiência do usuário geralmente contam muito mais.

Da mesma forma que acontece com os Inbound Links: se você tem uma clínica de estética é melhor ter um link que venha de um blog de beleza com PageRank 4 do que de um site sem contexto com PageRank 7.

 

6. SEO são truques

Falso, falso, falso. Mesmo que exista muitos experts em SEO tentando trapacear o Google, essa não é a melhor das práticas. Pelo contrário, é chamada de Black Hat e não é recomendada. O bom SEO cria relevância e informação para o website, com conteúdo único e excelente experiência para o usuário, e encoraja o compartilhamento e distribuição do conteúdo que gera público e links para seu site.

6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

Nossa Corujinha jura de patas juntas que nunca fez truques

 

Se você tiver algum outro mito de SEO para compartilhar conosco, fique à vontade!

 

 

7 comentários para “6 Mitos do SEO: Quais Você Acredita?

  1. Olá, Laila!

    Ótimo o seu texto! E ele vem em um momento bastante importante, com a divulgação do Penguin 2.0.

    Uma novidade para mim foi o mito n.º 4. Eu acreditava que ainda havia grande importância na existência das keywords no domínio.

    Outro mito em que vejo muitos ainda acreditando é que as técnicas de SEO são mais importantes que o conteúdo. O conteúdo original e de qualidade sempre será a primeira e mais importante técnica de SEO, independente das mudanças de algoritmo do Google.

    Fiquei muito feliz em ver a imagem do Gerenciando Blog com o link para cá! :-)

    Um abraço!

    1. Oi Adelson, obrigada pela força!
      Concordamos com você: o SEO não é mais importante que conteúdo de qualidade. Afinal, de que adianta um site bem ranqueado sem nada a oferecer ao usuário?
      Obrigada pela contribuição!
      Um beijo

  2. Oi Laila, muito bom o artigo, recentemente fazendo testes o que é de grande valia em otimização, primeiramente o conteúdo único, mas também a usabilidade, como vc mesmo disse: que não adianta ser bem posicionado se não tiver algo a oferecer de bom, só irá acrescentar e aumentar o bounce rate.

  3. Os anos passaram e muita coisa mudou no SEO tendo em conta que este artigo é de 2013, mas Os MITOS ainda prevalecem.kkkk os mitos citados neste maravilhoso artigo ainda continuam em alta.
    Ontem mesmo estava conversar com alguém sobre SEO e ela disse que SEO não existe são apenas truques que as pessoas invetaram para tentar ganhar mais dinheiro. Lendo esse artigo me lembrei da conversa que eu tive ontem. Tomei a decisão de partilhar essa artigo com a pessoa que garantiu pra mim que SEO simplesmente não existe. Portanto muito obrigado por esse artigo ainda estar no ar.

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